Resposta sobre o tratamento de saúde a senhora do Sertão do Valongo

Escrito por
Izabel Faial da Costa - 5 - baixa resolução

Na segunda-feira passada (22) estivemos no Sertão do Valongo e encontramos uma senhora de idade avançada com sérios problemas de saúde. Percebemos ali um quadro que merece a atenção da saúde pública de Porto Belo. Diante desse fato, pedimos explicações a secretária de saúde, Fernanda Maria da Silva, ao qual nos respondeu no mesmo dia, informando: “a Secretaria de Saúde deste município tem realizado o acompanhamento desta Sra. através da equipe multiprofissional de Saúde da Família do Sertão. Assim, semanalmente ela recebe visita domiciliar desta equipe, onde são realizadas as avaliações necessárias e fornecimento dos materiais de curativo para tratar da Dermatose apresentada (lesões de pele), tais como: Dersani (óleo p/ cicatrizar e hidratar a pele), Dexametasona e Neomicina, gaze e soro fisiológico”. O importante é que na mesma semana, conforme prometido, a equipe de saúde da Família esteve na residência dela e deixou a família bastante contente com o tratamento recebido e com a quantidade de materiais fornecidos. Ficaram surpresos, seria a palavra correta. Agora a senhora está medicada e acompanharemos a situação de perto.

Encontramos, no dia 22, a senhora com muita coceira, escamação na pela (em várias partes do corpo), sangue escorrendo em parte das feridas, relatados de que grita muito a noite e com poucas medicações e materiais de curativo.

Resposta da Secretária de Saúde, na integra:

Prezado Marcio, informo que a Secretaria de Saúde deste município tem realizado o acompanhamento desta sra através da equipe multiprofissional de Saúde da Família do Sertão. Assim, semanalmente ela recebe visita domiciliar desta equipe, onde são realizadasas avaliações necessárias e fornecimento dos materiais de curativo para tratar da Dermatose apresentada (lesões de pele), tais como: Dersani (óleo p/ cicatrizar e hidratar a pele), Dexametasona e Neomicina, gaze e soro fisiológico. a sra Izabel desenvolveu um quadro de Insuficiência Venosa crônica devido ter sofrido fratura de fêmur, com realização de cirurgia posterior, onde tem decorrido em limitações para deambular, e devido à esta limitação ocasionou Edema de membros inferiores que evoluiu p/ a Insuf. Venosa crônica. Assim, as lesões de pele tem melhoras em alguns períodos e em outros pioram. Também realiza acompanhamento de Psiquiatra e Dermatologista, como especialidades complementares. Todas as quintas pela manhã a equipe de ESF Sertão realiza as visitas domiciliares no Valongo, assim, amanhã ocorre esta visita periódica, caso tenhas interesse em acompanhar de perto a visita da equipe para sanar algumas dúvidas pormenores deste caso, podes acompanhar de forma conjunta nossos profissionais.  Sempre estaremos abertos à receber de forma construtiva tudo o que possa nos auxiliar e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados na área da Saúde Pública em Porto Belo, por compreendermos a necessidade de lutar pelas melhorias coletivas. Um grande abraço de nossa equipe de gestão da SMS Porto Belo, colocando-nos à disposição para quaisquer dúvidas e esclarecimentos que se fizerem necessários.

Fernanda Maria da Silva

Secretária Municipal de Saúde
Porto Belo – SC

Comentários

Artigos da Categoria:
Saúde

Comentários

  • FUI FUNCIONARIA DO POSTO DO SERTÃO POR DOIS ANOS, E SEMPRE FOI FEITO VISITA NA CASA DA SENHORA, SEMPRE FOI ENTREGUE MATERIAIS NECESSÁRIOS..SEMPRE REALIZADO VISITA DOMICILIAR JUNTA MENTE COM A DOUTORA DA UNIDADE. HOJE FAZ UNS 4 MESES QUE N ESTOU MAS NA UNIDADE DE SAÚDE, MAS TENHO CERTEZA QUE A EQUIPE N DEIXOU DE DESEMPENHAR SEU PAPEL.
    É MUITO TRISTE VER NOTICIAS ASSIM TÃO MAL ESCLARECIDAS, COMO SE ELA ESTIVESSE ABANDONADA PELA SAÚDE MUNICIPAL, QUE NÃO É O CASO…

    ELAINE MELLO 29 de agosto de 2016 12:02 Responder
    • Elaine, a informação é a constatação do estado de saúde que encontramos e também de depoimentos da família em que diz que não havia o atendimento adequado. Sugiro que entre em contato com a família, assim como nós fizemos, e converse com eles para saber da realidade que estão passando.

      Porto Belo Tem 30 de agosto de 2016 12:45 Responder

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Menu Title