Secretaria de saúde diminui número de Agentes Comunitárias da Saúde no Araça

Escrito por

Em 20 de Janeiro  recebemos a informação que haveria a intenção da atual gestão, Prefeito Emerson (PMDB), Vice Elias (PSD) e Secretária de Saúde Jainara, em diminuir o número de Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) das equipes Saúde da Família de Porto Belo. Encaminhei e-mail a secretária e ela me respondeu, principalmente, que “quanto a diminuir o número de Agentes Comunitárias de Saúde, não fizemos nenhum ação com esse intuito”. Assim na ocasião,  avisamos ao cidadão que encaminhou essa questão que a Secretária Jainara respondeu que essa informação Não Procede. Porém….

Em abril, visitamos o Posto de Saúde do Araçá e foi constatado que diminuíram uma ACS.

A população do Araçá apresenta 245 famílias, por regra poderia ser atendida por 2 ACS, porém o bairro apresenta características singulares, diferente de qualquer outro bairro da cidade e desde 2001 a Prefeitura de Porto Belo especificou 4 micro regiões para ACS devido as características geográficas do bairro: micro regiões muito afastadas da unidade de saúde, áreas de risco devido ao acesso, morros, falta de transporte, entre outros. E por isso durante 15 anos o bairro foi atendido por 4 ACS e agora serão 3.

Questionada se não seria uma quebra de promessa,  a Secretária de Saúde, disse: “Não entendo como quebra de promessa e sim como uma reestruturação natural, começamos uma gestão nova, buscamos otimizar nossos recursos humanos e dessa forma fazer saúde com qualidade e comprometimento, usando os recursos financeiros da saúde com critério e responsabilidade, enxergando a saúde da cidade como um todo”.

Justifica a Secretária, que “a diminuição de 1 ACS ocorreu no Araçá, apesar de ser um bairro com geografia diferenciada o bairro do Sertão da Santa Luzia sofre desse mesmo problema e conta também, desde sempre, com 3 agentes de saúde, devido a uma reestruturação das microareas. Havia Agente de Saúde atendendo 70 famílias enquanto em outros ESF’s como Jardim Dourado, uma Agente acompanha mais de 300 famílias, dessa forma entendeu-se que poderíamos diminuir sem causar ônus a cobertura da Estratégia Saúde da Família”.

Para complemento de informação, no bairro do Sertão de Santa Luzia não houve diminuição de ACS, somente no Araçá.

Foto em destaque: Prefeitura Municipal de Porto Belo (reprodução Facebook)

Leia também:

Secretaria de saúde diz que não diminuirá agentes comunitários no programa de saúde da família (20/01/2017)

Comentários

Artigos da Categoria:
Saúde

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *