Secretaria de saúde diz que não diminuirá agentes comunitários no programa de saúde da família

Escrito por

Recebemos a informação que haveria a intenção da atual gestão, Prefeito Emerson (PMDB), Vice Elias (PSD) e Secretária de Saúde Jainara, em diminuir o número de agentes comunitárias de saúde das equipes Saúde da Família de Porto Belo. Encaminhei e-mail a secretária e ela me respondeu, principalmente, que “quanto a diminuir o número de Agentes Comunitárias de Saúde, não fizemos nenhum ação com esse intuito”. Assim avisamos ao cidadão que encaminhou essa questão que a Secretária Jainara considera que essa informação Não Procede.

Encaminhamos a seguinte informação:

Cidadão:

Recebi essa informação, não daria a devida atenção se não fosse de uma fonte segura, ainda sim pergunto se tal informação procede? Caso positivo, gostaria de compreender as circunstâncias.

“Estão querendo diminuir o número de agentes comunitárias de saúde das equipes saúde da família do município de Porto Belo. Segundo informação que o motivo seria economizar. No entanto o município de Porto Belo não paga a contrapartida a nenhum funcionário da Equipe saúde da Família, sendo estes pagos com verba do fundo do ministério da saúde. Onde é que será economizado???”

Reposta da Secretária Jainara Nordio

Desculpe a demora em te responder, mas andamos com, tantas demandas na saúde que em alguns momentos deixamos de dar atenção ao que deveríamos. Mas vamos lá. Houveram algumas demissões por parte do governo anterior, algumas Agentes de Saúde Comunitárias foram desligadas mesmo com seus contratos vigentes. Desde que assumimos estamos tentando fazer com que os serviços não parassem, mesmo com um numero reduzido de funcionários em todas as áreas, inclusive já realizamos o chamamento de alguns profissionais que haviam feito o processo seletivo e aguardavam serem chamados. Quanto as Agentes Comunitárias de Saúde e o repasse do ministério, devo salientar que sim existe um recurso para custeio tanto do programa de Agentes Comunitárias como um, incentivo para as equipes Estratégia Saúde da Familia porém esse valor é custeio, é incentivo, não cobre nem de longe os gastos do município para manter uma Unidade Básica de Saúde com uma equipe mínima. Posso com calma levantar os valores gastos em folha de pagamento, materiais e medicamento e comparar com os valores repassados pelo ministério, mas posso garantir que funciona apenas como um incentivo. Quanto a diminuir o número de Agentes Comunitárias de Saúde, não fizemos nenhum ação com esse intuito.

Me coloco a disposição para demais esclarecimentos.

Att,
Jainara Nordio
Secretária Municipal de Saúde
Porto Belo – SC

E-mail recebido em 16 de janeiro.

 

Foto em destaque: Ilustrativa. Fonte: http://comotersaude.com

Comentários

Artigos da Categoria:
Saúde

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *