Sertão do Valongo recebe visita de profissionais do Instituto Federal de Camboriú.

Escrito por

Na terça-feira tivemos a visita do Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú (http://www.camboriu.ifc.edu.br/) no Sertão do Valongo, para conhecer o local onde vive a comunidade Quilombola e também entender de que forma as duas partes podem se envolver em ações para elevar o conhecimento sobre áreas de melhoria na comunidade.   O convite foi realizado pelo administrador dessa página,  com a colaboração da Associação Porto Ambiental, em especial a Soleci. Representando o instituto vieram professores e técnicos  em veterinária, agronomia, biologia, além de alunos. Antes disso 4 jovens da comunidade Quilombola visitaram o instituto com o objetivo de saber que o conhecimento que muitos precisam está ali tão pertinho e de graça. Saem todos os dias 3 ônibus de Itapema gratuitamente levando alunos para o instituto, parece que tem uma Van de Bombinhas (não temos certeza) e há jovens de Porto Belo que fazem esse caminho utilizando as linhas comuns de ônibus (Porto Belo a Balneário, de Balneário à Camboriú) todos os dias. Quem sabe um dia um gestor público possa estender o caminho dos ônibus que vão até a universidade em Balneário Camboriú para levar também interessados nos cursos técnicos em Camboriú, além de colocar esse transporte gratuito para alunos interessados em estudar em cursos matutinos e vespertinos.  A empregabilidade se faz com conhecimento, habilidade e atitude, precisamos somente suavizar esse caminho para os jovens.

 

Reunião 08 de novembro, terça-feira, no Sertão do Valongo

Reunião (1) Reunião (2) Reunião (3) Reunião

Conheça o Instituto Federal Catarinense Campus Camboriú

Modalidades de Ensino 

Integrado (Ensino Médio e Técnico): Nesta modalidade, o estudante cursa o ensino médio em conjunto com a educação técnica. A duração de um curso Técnico Integrado ao Ensino Médio é de 3 anos e o requisito para ingresso é ter concluído o Ensino Fundamental.

Subsequente (Ensino Técnico): O curso Técnico Subsequente é oferecido somente a quem já concluiu o Ensino Médio. A duração de um curso Técnico Subsequente pode variar de 1,5 a 2 anos.

 

Como faço para ingressar nos cursos de Técnicos de nível médio, Subsequentes ao ensino médio e nos cursos Superiores do Instituto Federal Catarinense (IFC)?

Cursos Técnicos de Nível médio

O ingresso nos cursos técnicos de nível médio do IFC é realizado através de Exame de Classificação, que acontece apenas uma vez ao ano. O lançamento do edital ocorre sempre no segundo semestre de cada ano e você pode conferir todas as informações no site de Ingresso. 

Cursos Subsequentes ao Ensino Médio (pós-médio)

O ingresso nos cursos subsequentes ao ensino médio (pós-médio) do IFC é realizado através de Exame de Classificação, que acontece apenas uma vez ao ano. O lançamento do edital ocorre sempre no segundo semestre de cada ano e você pode conferir todas as informações no site de Ingresso.

Cursos superiores

O ingresso nos cursos superiores do IFC é 100% ofertado via ENEM e SISU.  As inscrições e as datas de provas do ENEM estão disponíveis em http://www.enem.inep.gov.br. Depois disso, é preciso acompanhar a abertura do SISU e fazer a sua inscrição de acordo com o curso desejado. Mais informações em: http://sisu.mec.gov.br/

Cursos de Pós-graduação

Processo seletivo definido por edital a ser divulgado no site do IFC Camboriú.

PROEJA (Educação de Jovens e Adultos)

Processo seletivo definido por edital a ser divulgado no site do IFC Camboriú.

Para estudar no IFC é necessário pagar mensalidade?

Não. Todos os cursos do Instituto Federal Catarinense são gratuitos.

Acompanhe mais informações no nosso Portal de Ingresso: http://ingresso.ifc.edu.br

Venha estudar no IFC!!

Escolha o melhor para o seu futuro, escolha o IFC. Educação pública, gratuita e de qualidade.

 

Visitas dos 4 jovens da comunidade no instituto, na sexta, 04.

visita (1) visita (3) visita (4) visita (5) visita (6) visita (7) visita (8) visita (9)  visita (11) visita (12) visita (13) visita (14) visita (15) visita (16) visita (17) visita (18) visita (19) visita (20) visita (21) visita (22) visita (23)  visita (25)  visita (27) visita (28) visita (29) visita (30) visita (31) visita (32) visita (33) visita (34) visita (35) visita (36) visita (37) visita (38) visita (39) visita (40) visita (41) visita (42) visita (43) visita (44) visita

 

 

 

Comentários

Artigos da Categoria:
Educação

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *