Cidadãos de Porto Belo levam suas experiências aos alunos de Doutorado na Univali

Escrito por

Na segunda-feira, 01 de julho, foi um dia muito interessante, cidadãos de Porto Belo foram convidados para participar da aula de Doutorado na Univali, numa roda de conversa com os alunos sobre Governança Ambiental e os desafios em inserir a sociedade civil nos processos de formulação das políticas públicas.

No meu caso entrei com o case das redes sociais do Cidadão Porto Belo, no objetivo de mobilizar os demais cidadãos em promover melhorias na cidade e criar pensadores sobre cobrança da gestão pública.

Estavam presentes representantes do Movimentos “Pela Praia Não” e Associação dos Moradores e Amigos de Porto Belo.

Os alunos, futuros doutores, questionaram a disponibilidade para esse tipo de voluntariado, a receptividade e a participação da população, falamos sobre a importância da pressão popular para demandas importantes à cidade, assim como a dificuldade de acesso a informações na gestão pública ao qual as redes sociais contribuem para levar a discussão para dentro das casas.

Também na compreensão quanto ao cidadão acompanhar, fiscalizar e criticar o gestor público, fazem parte do papel de cidadania.

Pertinente também a discussão sobre a tentativa de políticos em rotular esse tipo de movimento como se fosse uma oposição partidária. Infelizmente, os gestores públicos estão muito acostumados a discutir os problemas da cidade somente nas eleições, muitas vezes para se defender ou atacar os adversários, por isso essa estranheza quando são questionados fora desse momento.

Artigos da Categoria:
Cidadão

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *