Nova tecnologia promete revolucionar combate ao roubo de carga

Escrito por

Tela eletrificada impede o acesso de intrusos a compartimentos de carga

Atualmente, o roubo de carga é um dos delitos mais temidos pelas transportadoras de cargas, seguradoras, empresas de segurança, redes varejistas, fabricantes, entre outras vítimas. Isso porque o sinistro é sempre muito alto e o combate a este crime cada vez mais difícil, já que as quadrilhas estão cada vez mais especializadas, conseguindo informações privilegiadas para garantir o sucesso das operações. Em 2015, de acordo com os últimos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, os três primeiros trimestres do ano registraram 6.238 casos de roubo de carga.

Escoltar a carga com viaturas e vigilantes com armas cada vez mais potentes, investir em tecnologia de rastreamento ou travas elétricas parecem ser insuficientes, pois os prejuízos são crescentes a cada ano. Pensando neste problema, o engenheiro Tarcísio Melo desenvolveu uma solução de engenharia inédita que está sendo identificada por especialistas como uma grande oportunidade para prevenir diversas modalidades de roubo, como invasões em compartimentos de cargas (Caminhões), valores (Cofres), entre outros casos: a Tela de Bloqueio, uma tela energizada flexível que impede a passagem de intrusos. De tão inovadora e com demanda urgente, a solução recebeu, entre 4890 ideias inscritas, o prêmio da 7ª edição do Acelera Startup, da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) – concurso que incentiva o empreendedorismo inovador e aproxima projetos e empresas de investidores.

A vitória no evento deveu-se principalmente à percepção do potencial revolucionário da inovação, o mesmo quando surgiu a tecnologia de rastreamento. Tarcísio tem sentido na pele a pressão, isso porque a agenda do inventor está o obrigando a sair do seu trabalho como engenheiro. Dentre os interessados em conhecer mais a tecnologia e em fazer parte do desenvolvimento do equipamento estão grandes Montadoras, Seguradoras, Gerenciadoras de Riscos e transportadoras, bancos de Investimentos, dentre outras. “Parece um sonho, da noite para o dia a vida mudou. A minha solução está andando sozinha e parece ser impossível evitar que ela ganhe as ruas”, revela o inventor.

Veja no vídeo uma demonstração de segurança em residências:

Tecnologia de caminhão de carga

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

• Inovação Mundial (Selecionado para Categoria Inovação pela Revista Digital Security).
• Alto potencial comercial para ser explorado por empresas do setor no mercado mundial.
• Alta receptividade e interesse por profissionais do meio e pela mídia especializada;
• Produto sem concorrentes em seu segmento, sendo um complemento aos equipamentos existentes;
• Transforma o principal momento da vulnerabilidade em 100% de bloqueio;
• Baixo custo para montagem;
• Solução para áreas Urbanas e Militares;
• Emprega tecnologia simples e totalmente dominada (Princípio da Gaiola de Faraday);
• Utiliza equipamentos amplamente consolidados no mercado (Geradores de descarga elétrica não letais em conformidade com as normas Técnicas existentes no mundo;
• Carência total pela solução no cenário onde atua e inúmeras formas de utilização.

Sobre a Tela de Bloqueio

A TELA DE BLOQUEIO tem como seu aliado o princípio físico da Gaiola de Faraday, experimento conduzido por Michael Faraday para mostrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior, já que as cargas se distribuem de forma homogênea na área externa da superfície condutora. O princípio da TELA DE BLOQUEIO pode ser empregado em zonas críticas como em embaixadas, museus, armazéns de valores, áreas militares e afins podendo ser instaladas não apenas na entrada, como também em portas, janelas e como divisórias de salas, impedindo o acesso de locais onde se quer inibir o acesso. A TELA DE BLOQUEIO pode ser acionada de forma manual, por meio de botoeira, controle remoto, ou sensor de proximidade, à distância (remotamente). No caso de instalações fixas, pode ser desligada para permitir a passagem de pessoas.

Artigos por Tags:
·
Artigos da Categoria:
Tecnologia

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *