Você conhece o Morro dos Anjos em Porto Belo?

Escrito por

 

Um grupo de pessoas defende a preservação da natureza e denuncia o desmatamento desse morro. Vamos ouvir e ver o que eles tem a dizer. E quem se interessar em participar dessa causa, acompanhe e faça contato com o grupo: Sthael Zottis 

Atualização em 10 de julho: O vídeo foi retirado do ar. Segundo o produtor, com objetivo de retirar o nome de um dos participantes, não autorizado.

Atualização 17 de julho: O vídeo foi reeditado e postado novamente pelos produtores.

 

Saiba mais

Nota de esclarecimento do proprietário

O início do processo de retirada dos eucaliptos foi da seguinte maneira: O Ministério Público, preocupado com a mata atlântica, através de exame pericial, realizado por biólogos que são peritos oficiais, solicitou aos proprietários da área a retirada dos mesmos. Desta maneira, foram tomadas as seguintes providências, reunião com a associação de moradores do centro de porto belo, representados pela presidente e membros da associação, e a FAMAB, em que de comum acordo chegou à conclusão que os malefícios trazidos por está árvore danosa à nossa mata atlântica. Após tal reunião, ficou decidido que o imóvel ficou disponível 24h por dia pra fiscalização de ambas as entidades. Durante o processo foi retirado somente eucaliptos, sendo inverídica a informação propagada no vídeo. Serão replantadas árvores conforme projeto de recuperação, mas somente após o término do processo de retirada, pra que não aja dano nas mudas, sendo que serão plantadas árvores frutíferas e não eucaliptos, que além de não dar frutos para pássaros e animais, está cientificamente comprovado que solta resinas no solo que danificam a região, e suas folhas que contém cera que impedem a penetração de água no solo, e a árvore consome em média 120 litros de água por dia, impedindo a regeneração da vegetação nativa. Salientando ainda, que a cachoeira demonstrada nas belíssimas filmagens feitas, não se encontra localizada dentro do terreno dos eucaliptos, e que não foi dada autorização pra realizar as filmagens, mas que todos que entrarem em contato com o proprietário, serão autorizados a visitar o local, para apreciarem, registrarem e admirarem as belezas da mãe natureza.. ”Viver bem, é viver em harmonia com a natureza. Por Marcos Abraham 

 

Nota explicativa do advogado Leonardo Gasparini

Eu sou advogado, regularmente inscrito na OAB/SC sob o n. 36.826, e fui chamado pelos produtores do vídeo para fazer uma análise sobre a situação e emitir o meu parecer jurídico.

Saliento que não entrei nas terras do proprietário do imóvel, e tão somente estive na propriedade da Sra Yara, lindeira do imóvel em questão.

Foi me apresentada a situação, sob o ponto de vista deles e passei a analisar a documentação e a real situação.

Constatei que a retirada de eucaliptos é legal, e não só legal, é necessária para salvar o Morro dos Anjos. Foi feito um estudo de impactos ambientais, seguindo todas as normas, autorização da Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo, para a retirada apenas das árvores exóticas, que estão degradando o solo e todo o meio ambiente ao qual está inserido.

Claro que como aquelas árvores estão ali há certo tempo, para serem retiradas será necessário que algum dano seja ocasionado na mata nativa, mas mesmo assim, a autorização de corte prevê que deverá ser reparado qualquer dano ao meio ambiente e substituída por mata nativa, o que restaurará a saúde daquele pedaço de natureza.
Essa reparação do meio ambiente e substituição da espécie exótica (eucalipto) por mata nativa jamais foi negada pelo proprietário do imóvel.

Dei meu parecer contrário à qualquer movimento, mas mesmo assim, contra minha vontade, e contra meu parecer, que é favorável à retirada dos eucaliptos e substituição por mata nativa, colocaram meu nome nos agradecimentos e expuseram minha imagem no vídeo, quando eu fui analisar a situação e documentos.

Fazendo parecer que apoio o movimento e o protesto deles.
Mas sou totalmente contra o que foi exposto no vídeo e tomarei as medidas cabíveis para a reparação dos danos por mim sofridos.

Reitero que não adentrei aos limites da propriedade documentada, sendo que apenas fiquei dentro da propriedade da lindeira, a Sra. Iara que me chamou para analisar a situação. Bem como que sou contrário ao que é pregado no vídeo, posto que a retirada do eucalipto é totalmente legal, e mais que isso, necessária para a preservação do Morro dos Anjos. Sem mais.

Itapema/SC, 09 de julho de 2015.

Leonardo Gasparini
OAB/SC 36.826

 

Nota de esclarecimento representante dos produtores do vídeo

Ola, sou um dos organizadores do vídeo. Quero avisar que o vídeo vai ser re-postado no youtube sem a imagem do Advogado Leonardo. Gostaríamos também de marcar uma conversa e possível entrevista com o senhor Marcos Abraham, pois não podemos deixar de ouvir todas as opiniões. Ressalto também que peritos oficiais do meio ambiente já tem novos estudos e novas alternativas de preservação, das quais são citadas no vídeo. Acredito que se estamos a favor da natureza, então estamos do mesmo lado, e não teremos problemas no dialogo para resolver esse impasse. Abraços de Paz. Por Átila Faria Domingues

Artigos da Categoria:
Cidadão · Convívio · Meio Ambiente · Tô de Olho

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *